Lembro como se fosse hoje o dia
quando eu estava na casa de minha vó, já tinha ganhado meu PlayStation 2, meu
querido pai chegou e em seguida me deu uma revista grossa sobre os melhores
jogos de PS2 que alguém poderia ter. Ao olhar esta revista, eu fiquei fascinado
com as imagens dos jogos que me agradaram, sem que fosse necessário ler os
textos explicativos.
Isso tudo aconteceu porque eu
nunca gostei muito de ler qualquer coisa, por menor que ela fosse, mas eu
sempre consegui tirar um significado maior das imagens que olhei do que de seus
textos. Eu tenho pouquíssimas memórias de quando ganhei meu PS2, mas a única
coisa que me lembro era de sua caixa.
Estava escrita a informação de acesso
à internet. Porém, naquela época meus pais não possuíam nenhum plano de
internet, além de que este recurso não foi muito utilizado no PS2. Eu tenho a
certeza que isso me fez crescer com uma característica que dura até os dias de
hoje: gostar mais de jogos que não dependessem de internet para serem jogados.
Até que eu ganhei no natal de
2014 um presente de meu pai: um Playstation 4. Quando o vi, reparei logo suas
informações de edição especial e limitada, em que ele assim como o seu controle
ou Dualshock 4 eram brancos, além do jogo Destiny que já vinha com ele.
O grande problema é que só
poderia jogar quando estivesse conectado à internet. Mas, nessa época natalina,
a Sony havia sido hackeada e todos os seus sistemas que funcionam a base da
internet estavam completamente fora do ar.
Com a restrição da internet,
minha mãe me fez uma boa proposta que eu comprasse outro jogo que funcionasse
sem internet. Eu fui até uma loja e depois de procurar encontrei o Sleeping
Dogs. Mas há uma história interessante sobre ele: primeiramente, seria lançado
como a terceira continuação da série True Crime com o nome de True Crime: Hong
Kong, porém a sua produtora Activision, devido a alguns problemas, resolveu
cancelar o seu lançamento.
Assim a Square Enix anunciou que
adquiriu o direito de publicá-lo e agora seria produzido pela United Front
Games, mas com um novo nome Sleeping Dogs, porque ela só pôde divulgar esse
jogo, mas não utilizar o seu nome.
Para os consoles da nova geração, a oitava no
caso, Sleeping Dogs recebeu uma edição melhor e remasterizada chamada Sleeping
Dogs: Definitive Edition. Nela o personagem principal ainda é o Wei Shen que
deve se infiltrar na tríade Sun On Yee e depois com a ajuda da polícia
destruí-la. Mas, desta vez, o jogo em si está com gráficos e jogabilidade
melhorada, além de que ele acompanha uma série de 24 DLCs, que vinham
separadamente na versão anterior.
Abaixo, vídeo produzido pelo site
Gamespot que compara a diferença gráfica entre o Sleeping Dogs feito para a
sétima geração e o feito para a oitava.
A história de
Sleeping Dogs se assemelha a aqueles filmes de luta chinesa kung fu, porque na
maioria das partes as suas missões terminam com algum combate a base de artes
marciais e são elas que o diferenciam de outros jogos de mundo aberto ou
sandbox, que também já estão no mercado. Este sistema de luta relembra muito o
utilizado no consagrado jogo Batman: Arkham Asylum que funcionava com um botão
para você atacar seus adversários e outro apenas para contra-atacar os seus
golpes com uma pequena animação bastante estilosa.
Há outro
ponto positivo nas lutas travadas neste jogo, pois é possível Shen segurar os
seus inimigos e eliminá-los nos próprios objetos do cenário como: levar a
cabeça da sua vítima a um ventilador e vê-la ser triturada, empurrar o corpo da
sua vítima contra um orelhão e depois pegar seu telefone e bater repetidamente
na sua cabeça até ela ser esmagada e jogar a sua vítima embaixo do portão do
mercado e fechá-lo com toda a força. Todas essas opções que você tem de matar os
seus inimigos fazem com que o jogo se torne mais divertido, ao mesmo tempo em
que ele fica mais sangrento.
Shen em todo
o jogo irá trabalhar para os dois lados que são ou da polícia ou da tríade. Mas
é importante que você saiba que ele precisa saber equilibrar o seu trabalho dos
dois lados para que ele não perca seu disfarce como criminoso e não deixe de
estar do lado certo da lei, quando ele fizer as missões da tríade. Com isto, o
jogo se divide em três tipos de pontos de experiência que são os adquiridos
quando o jogador faz as missões para a polícia ou tríade e mais um que é
chamado Face XP que se resume quando o jogador faz favores aleatórios no mapa
do jogo para os seus NPCs.
Desde que eu
comecei jogar esse jogo, me impressionou o fato de que ele começa já inserido
na ação, quando Wei Shen deve sair pulando pelo seu cenário usando técnicas de
parkour para alcançar um cara por um objetivo que não entendi porque estava em
inglês. Mas quando o jogo começa dá para qualquer um ver, independente da
língua, que ele na verdade é um policial e que deve se infiltrar no núcleo das
tríades de Hong Kong.
A partir desse
ponto, muitos podem pensar que Sleeping Dogs se trata de um jogo em que você
vai sempre sair atirando nos seus rivais e que ele trará uma ideia já proposta
por milhares de outros jogos em terceira pessoa, mas muitos se enganam porque
este jogo se destaca dos demais pelo seu fator de combate, no qual você é
obrigado a passar a maioria das missões usando uma técnica de luta muito
parecida com kung fu.
Além disso, está o fato de que ele não
abandona completamente o modo de tiro, apenas usa pouco esse recurso e também
sabe unir muito bem ambos nas missões de sua campanha. Eu me surpreendi também ao concluir as
missões secundárias de Sleeping Dogs porque elas são muitas, tem temas variados
e ocupam bastante o tempo do jogador que as fizer. Elas vão desde fazer rachas,
lutar contra capangas das tríades, ser um policial para impedir que carros com
criminosos fujam e aprender novos golpes de luta marcial ao devolver estátuas
que ficam espalhadas pela cidade.
Há algumas
coisas que não vi nesse jogo porque eu só comprei a sua versão para a nova
geração. Isso me impede de comparar se realmente houve diferenças importantes
entre as duas versões. Mas, segundo muitos sites que eu vi antes de escrever
essa matéria, elas são: ter um maior fluxo de carros e pessoas nas ruas, o que
deixa a Definitive Edition com um aspecto mais vivo. Para finalizar, só há um
detalhe que até então eu já tinha percebido e quando li as críticas acabei por
confirmar, que os gráficos na sua versão melhorada se destacam mais quando o
seu ambiente é à noite e em meio a uma chuva.
Então, pessoal,
a minha intenção aqui não é trazer uma análise sobre qualquer jogo, mas dar minha
opinião sobre ele, independente das suas críticas já feitas por outros sites. Eu
também tenho o objetivo de aproximar você, leitor, ao meu texto quando eu os relaciono
aos assuntos do nosso dia a dia. Esse é meu jeito de falar sobre a nossa “cultura
gamer”, mas não de convencê-lo de que vale a pena ou não comprar determinado
jogo, só tendo como base o que eu escrevo e você lê, porque no final das contas
somente você saberá qual é a melhor escolha na hora da comprá-lo.
Mas por hoje
é só. Eu espero que vocês tenham gostado do texto sobre o jogo Sleeping Dogs e
como eu o relacionei com a minha infância. Então se você realmente achou legal
o meu trabalho e quer vê-lo mais vezes não se esqueça de compartilhá-lo nas
redes sócias, deixar seus comentários aqui mesmo e se preparar para mais
postagens do APJ!
Muito bom!!!
ResponderExcluirObrigado por me dar esse feedback, Eli.
ExcluirGostei primo!! Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigado, TiGoSteLLa.
ExcluirPorra vei, comprei esse jogo agora. Estou gostando, só tenho o dessa geração também, mas acho que é melhor.
ResponderExcluirPostagem massa, valeu!
Obrigado pelo comentário, Ricardo. É verdade, Sleeping Dogs é um bom jogo, ainda mais para nova geração e os conteúdos adicionais que traz.
ResponderExcluir