Análise do jogo Helldivers, Exclusivo para Playstation 3, 4 e PS Vita

Demônio, de novo?



Há pouco tempo, retratei no meu blog algo relacionado ao demônio, mas, desta vez não será sobre esse mesmo assunto, só um pouco, para ser sincero. Não entenderam? Pois é, o que quero retratar hoje é a análise de outro jogo com o nome, como visto no título, Helldivers, que significa, literalmente, "aquele que mergulha direto no inferno", mas fica só pelo nome, pois, como já havia dito, ele não retrata nada vindo do inferno.

Como tudo iniciou


Desenvolvido pelo estúdio Indie Arrowhead, se trata de um jogo de ação com visão tecnicamente isométrica, que significa vista de cima para baixo. Inicialmente, ele nos passa a impressão de ser arcade, mas ela deixa de existir depois que somos enviados à nossa primeira missão .
Como há pouca munição, o seu personagem tem que fazê-la valer a pena, além de que ele deve agir cautelosamente a cada ataque de seus inimigos para não morrer fácil. É possível jogar apenas sozinho ou com mais três, mas dadas estas condições os jogadores têm que se adaptar, se quiserem sobreviver a elas. 
Para quem não sabe o que são jogos tipo arcade, aqui vai um dica: aqueles que apresentam a ação feita por comandos simples e evolução de forma linear do cenário. Ou seja, você enfrentará inimigos durante o caminho e depois enfrentará os chefões (Bosses) ao fim de cada fase. Temos como exemplos: os mascotes, Sonic, Mario etc.

Super-Terra: o futuro de nossa sociedade!




Trata-se de uma versão futurista do nosso planeta, A Super-Terra. Versão esta em que a democracia é politicamente aplicada sobre toda a população. Mas, quando tudo parecia próspero, surgem três raças alienígenas que são hostis: os insetos, os ciborgues e os Iluminados.
Elas são uma ameaça para a permanência do universo, então, viajamos pelos confins da via láctea, em todos os planetas, conquistando tecnologia, colocando zonas de defesa estratégicas, a fim de exterminá-las. 
Ele é repleto de textos pequenos, em forma de jornal e registros enciclopédicos que demonstram, de certa forma, a sociedade ultramilitarizada da Superterra - falo isto, pois, com todas estas ameaças extraterrestres, o estado deve estar a todo momento, em alerta, o que o leva a manter sempre as suas defesas militares ativas e que faz parecer com que ele está sendo dirigido, pelo exército.
Sem falar que cada vitória de uma partida é somada como pontos de influência para todo o exército da Superterra, em uma espécie de metacampanha (ou seja, os pontos de cada campanha do jogador são somados, como de uma só). Após um período, de mais ou menos 4 ou 6 semanas, os Helldivers são comunicados se a SuperTerra venceu os seus adversários alienígenas ou perdeu.

Explicando...
Esse nome – Helldivers -  talvez se justifique, pois, para conseguir tudo isso, o jogador deve enfrentar uma série de coisas infernais, como batalhas, resistência e estratégias. Ou seja, elas vão ter que ser muito bem pensadas e articuladas para haver êxito nas fases em que são usadas.


Cada planeta tem sua regra

Após começar a jogo, você vai ao mapa de um planeta disposto aleatoriamente, sendo cada um com elementos diferentes. Cada partida, normalmente, oferece um ou dois objetivos, inimigos alienígenas que te caçam, além dos próprios cenários que interagem contigo. Por exemplo, se você for a um planeta vulcânico, há um caminho em que a lava é expelida, se você passar por lá, nessa mesma hora, pode morrer queimado.

I need amo!
Para não morrer, aqui é preciso ter a consciência de que a munição é limitada e os seus inimigos não! E para piorar é necessário esperá-la chegar até no planeta em que você está. Ela é, inicialmente, pedida por uma sequência de setas do controle. O que se pode chamar de estratagema que, na verdade, compõe uma série de armamentos especiais possíveis de encomendar da sua base. As opções são desde lança-chamas, metralhadora automática, além de um robô armado com uma bela metralhadora.

Calma amigo, sou do seu lado!
Para complicar tudo, o seu personagem é frágil demais à qualquer tipo de ataque do seus inimigos . Além de que, sempre vai estar ligado o fogo amigo (se seu amigo atira perto de você, então você morre e vice-versa). Assim, a comunicação entre ambos deve ser indispensável, pois vocês devem planejar seu espaço dentro do mapa, para que um auxilie o outro, na busca de continuarem vivos e concluírem seus objetivos.
XP é o que me alimenta!
No término de cada missão, dá para você e seus amigos  recolherem prêmios: experiência (XP) para evoluir, destravar novos armamentos e novos estratagemas, além de amostras de material extraterrestre usadas para aprimorar seus equipamentos.

Nada é como era antes 


Oferece muitas maneiras de customização, que recompensam a evolução do personagem frequentemente. Itens customizáveis não se limitam à estética (com trajes obviamente motivados por jogos como "Destiny e KillZone), porém, também às estratagemas, armas e roupas.  Assim com cada peça dessas (a build), nós construímos nossos Helldivers, moldando-os parte a parte, até que estejam perfeitos para enfrentarem os desafios de cada planeta desses. Em cada partida jogada, cada um de nós pode, no máximo, levar 4 estratagemas, sendo que estas podem ser usadas com combinações diferentes de setas.

Observação final

Helldivers define seu jeito de jogar, como um jogo único. Aqui não vale o tiroteio, como um jogo de tiro, pois muitos fazem isso, mas, sim, as suas táticas e planejamento. Quero dizer, morre-se muito facilmente nele, por isso você deve usar a tática de sobrevivência dentro do seu jogador, se quiser avançar. Seja fugindo dos inimigos ao invés de enfrentá-los e acabar sua munição, seja usando estratagemas, como as metralhadoras automáticas, para que ela mate seu inimigos, enquanto você vai cumprir algum outro objetivo etc.
Poucos jogos oferecem essa característica no mercado e esse é um deles. Se você souber ser tático e pensar um passo a sua frente antes de jogar, este jogo é perfeito para você. Cada partida, com a sua dificuldade, se torna única, desafiadora e, por fim, recompensadora, pois é difícil terminá-las, ao ponto de elas te satisfazerem, quando concluir seus objetivos.





Comentários