Análise do jogo GTA Vicecity
Quem fez?
Grand Theft Auto: Vicecity um jogo de ação-aventura criado
pela Rockstar North e publicado e distribuído pela Rockstar Games. É o segundo
jogo em 3D da famosa franquia Grand Theft Auto, sendo o quarto do total.
"Eu sou puro êxtase"
Falar disso, me deixa excitado. Por quê? Isso foi o que mais
tempo eu fiz na minha infância: jogar GTA. Eu adorava o San Andreas! Você podia
fazer tudo que quisesse nesse jogo... E falo disso, não pelas missões,
mais pelo sandbox ( termo técnico para mundo aberto), pois você podia zoar o
dia inteiro no jogo, sem avançar de fases. Como assim? Bem, em qualquer GTA,
como já dito, existe um mundo aberto, cheio de possibilidades. Nesse mundo você
é um ladrão, então rouba, mata, atira, corre com mais diversos carros, ou seja,
faz a arruaça. Mas, o que venho falar, hoje, não é desse, mas do seu antecessor,
GTA Vicecity.
Evolução
Ele sucede outro jogo da franquia GTA 3, com o protagonista
Tommy Vercetti, que leva o jogador a Miami dos anos 80, na cidade fictícia de
Vicecity. Desde seu último lançamento, com GTA 3, a Rockstar teve
aproximadamente um ano para criar este jogo, mas, apesar deste tempo curto, ela
somou muito detalhes interessantes ao jeito de fazê-lo. Entre muitos, o mais
interessante é a trama mais complexa, pois o protagonista, Tommy Vercetti, não
só fala (digo isso já que, no anterior, o protagonista era mudo e não dizia
sequer uma palavra, no decorrer das missões), mas entre elas, se comunica com
várias personalidades do próprio jogo. Por exemplo, policiais corruptos,
atrizes pornôs, traficantes etc.
Ladrão que rouba ladrão...
Da chegada em Vicecity, a missão de Tommy parecia fácil:
cambiar dinheiro por drogas, tudo nas docas. Mas, algo imprevisto acontece na
chegada do helicóptero com as drogas, capangas armados invadem o local e acabam
matando todos ali, menos Tommy. Então, ele foge sem o dinheiro e as drogas.
Assim, Tommy se vê na total sarjeta, com somente um quarto de hotel em frente à
praia da cidade.
Agora, ele objetiva recuperar o dinheiro e as drogas,
descobrir quem realizou a emboscada, além de tomar Vicecity, mas o que ele não
sabe é que aqueles que acredita serem seus irmãos camaradas, apenas querem seu
dinheiro, sua fama e sua vida. Com o apoio de um advogado ruim, Tommy vai
participar de missões, para diferentes chefões do submundo e recuperar seu
dinheiro perdido.
Tem o que fazer?
Você consegue fazer cerca de 100 missões, sendo que todas
são emocionantes, criativas, bem elaboradas e não se repetem, o que dá uma
sensação de estar evoluindo de jeitos diferentes no jogo. Quero dizer, elas são desde pilotar aviões de brinquedo
que devem ser explodidos ou matar alguém com uma serra elétrica.
Isto não acaba sendo estimulante?
Missão Impossível: VC
Mesmo as missões assim, há aquelas bem mais trabalhosas e
que vão deixar os jogadores frustrados, com vontade de desistir delas, porém,
depois de serem completadas, vão te deixar com uma sensação de prazer
irreconhecível.
Para deixar claro,
depois de completar a maioria das missões principais, elas vão desaparecer,
então, vocês devem pensar que zeraram o jogo, mas não! Você deve comprar todas
as missões de estabelecimento, para conseguir desbloquear a última missão de
Vicecity. Estes estabelecimentos são negócios, em falência, que Tommy compra e
deve fazer algumas missões para começar a lucrar com eles, além de progredir
ao final do jogo. Por exemplo: Estúdio de Filmes (Interglobal Films), Clube
Malibu, Gráfica (Print Works), etc.
Quantos veículos só para mim!
Aqui o modo da câmera é em 3ª pessoa (modo que você vê o
mundo a partir dos ombros do personagem). Essa característica fica muito boa
para o mundo de GTA, pois permite uma visão extensa e detalhada do seu cenário.
A introdução de barcos, motos, brinquedos de controle remoto e aviões, assim
como a liberdade de saltar deles, enquanto se movimentam, oferecem uma nova
dimensão ao jogo, possibilitando mais ferramentas para Tommy levar terror à
cidade de Vicecity. A direção melhorou, você vai perceber uma dirigibilidade
mais suave dos seus veículos, mas, também existem aqueles mais pesados, lentos e
difíceis de controlar.
Automática ou livre?
Por outro lado, a movimentação de Tommy a pé continua (mais
ou menos) desengonçada e rápida. Na plataforma em que joguei, no caso
computador, a mira é livre e você pode atirar aonde quiser, já nas outras, é
automática, e muitos dizem que ela ainda tem problemas. Tudo isso, pois ela
vai, na maioria das vezes, acabar mirando em alguém que não seja aquele que
está prestes a te matar, mas em outro em que você pode matar depois. Para
aprimorar isso, foi colocada uma mira livre em 1ª pessoa (modo em que você
enxerga o mundo a partir de seus olhos,
ou seja, seus braços e resto do corpo à frente), mas que também, infelizmente,
não funciona bem, já que ela é muito sensível e o jogador necessita ter muita
paciência, na hora de mirar em seus alvos.
Outra coisa, em que nenhuma outra série de jogos, naquela
época houve, é a de conseguir roubar carros passando pela rua, inclusive da polícia.
Não brinque com a polícia!
Ao todo são seis níveis de procurado. Quanto mais
estiver elevado esse nível, pior se torna a situação para o jogador. Há
de tudo: policiais, investigadores, FBI, SWAT e, por último, o próprio
exército. Quanto mais estrelinhas, mais a polícia vai ficar impetuosa e, assim, vai fazer bloqueios com seus carros
ou focar o holofote do helicóptero da polícia federal em você. Fazendo tudo
isso para pará-lo.
Sim, você, o jogador e Tommy Vercetti podem andar pela ruas
provocando o mal para a população de Vicecity, dando socos, chutes, tiros,
facadas, porradas etc., em todo mundo. Mas, sem que eu seja sádico, pois tudo
não se passa de um jogo e essa é a graça, com certeza, é bem mais divertido
fazer isso com armas de fogo e há dezenas de armas disponíveis, desde
pistolas até facas de açougueiro.
Então, digamos que você se deu mal com a polícia. Como vai
fugir dela? Possivelmente, ela não vai te deixar em paz! Então, a maneira mais
prática é entrar no chamado Pay'N'Spray (reformador de carros) e concertar seu
carro. Dessa forma, ele é modificado a ponto da polícia, que estava atrás de
você, não reconhecê-lo. Sei que isso não é lógico, mas, galera, estamos falando
de um jogo, aqui nem tudo precisa ser fiel à realidade em que vivemos.
Veem? Há tantas coisas para se descobrir nessa cidade, por isso recomendo que
joguem, para ter essa noção.
'Cause this
is the thriller, thriller night!
Já a parte relacionada à trilha sonora é o que mais pode
surpreender os jogadores exigentes, além dos que tem bom gosto, para ouvir
música, principalmente àqueles que viveram os anos 80. Falo disso, pois nas
rádios vão existir músicas desde Rock a Pop, indo a artistas como o Rei do Pop,
Michael Jackson. Realmente, agora dá vontade de ouvir as emissoras de rádio no
carro, dar risada com as piadas que ocorrem nas propagandas (em inglês) entre o
intervalo das músicas.
Nota-se o esforço dos dubladores em fazer um trabalho de voz
em que ela parece real. Cada personagem tem um jeito diferente e para que isso
fosse perceptível, a produtora escolheu
um grande grupo para a dublagem. Ou seja, com todo esse esforço, nesse GTA rola
química entre o personagem e quem o dubla, um combina com o outro.
Efeitos sonoros como roncos de veículos, tiros e ambientes
também tiveram um capricho da Rockstar North: praticamente, cada arma,
cada veículo ou até cada região da ilha possui um som diferente.
Relações com seu antecessor
As texturas são muito coloridas e com boa qualidade. Não se
pode dizer ótimas, pois, poderiam ser melhor trabalhadas, antes do lançamento.
O modelamento 3D evoluiu muito em comparação com o jogo anterior (GTA 3), agora alguns detalhes foram colocados, como, nas ruas, poder notar as
folhas dos coqueiros, perto das praias, sendo levadas pelo vento ou o jeito que
a tela fica repleta de gotinhas de água, quando chove.
O efeito da água adquiriu, agora, um grau de transparência,
ou seja, quando você veleja, pode-se ver no fundo do mar navios naufragados e
pedras. E ganhou também a aparência de espumas quando os barcos se movem, o que
fica bem melhor do que aquele jeito gelatinoso e escuro da água em GTA 3.
O que achei de tudo, afinal...
Então, muitos podem dizer que GTA: VC é uma continuação do
sucesso de seu antecessor, o 3. Em parte, ele aproveita muitos conceitos do
anterior, mas ainda sim é um jogo que tem suas exclusividades, como: um maior
número de armas, missões muito diversificadas, um cidade mais viva e
ambientada, um protagonista que fala e não só recebe ordens, de boca
fechada, etc. Se você é uma pessoa que
gosta de jogos sandbox (termo já dito), em que você possa fazer de tudo, sem
sequer progredir em sua história ou daquele que tem uma história simples, mas
com algumas reviravoltas e que convence e
prende a atenção, então ele é feito para você.
Como, já foi dito,
Grand Theft Auto: Vicecity é quase do
mesmo do antecessor, mas isso é bom, pois ele trouxe outras novidades para a
época em que foi lançado, além daquelas já feitas pelos antigos. Isso não o
torna desinteressante e precisa ser jogado por todos aqueles que procuram boas
experiências em jogos!
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