Olá, galera. Como vão todos vocês? Bem, estou cheio de
novidades para contar a vocês sobre o próximo jogo de Spider-Man ou
Homem-Aranha, o nosso querido amigo da vizinhança! – Espera, mas qual o motivo
de tanto entusiasmo? Então... Este título promete muita diversão e já foram
liberados alguns vídeos que sustentam tal promessa que está, convenhamos,
sensacional. Então, vamos destrinchar esta aventura? Venham comigo que aqui o
bicho vai pegar e, por falar nisto, cuidado com as aranhas, pois quem sabe elas
não te picam também e o próximo Spider-Man será você? (Brincadeirinha...)
Quem não ama o Homem-Aranha?
Spider-Man é uma das maiores promessas da Marvel para a sua
volta triunfal no mundo dos jogos. No cenário cinematográfico de
credibilidade que ela se encontra atualmente, com lançamentos de novos filmes
ao longo destes anos, sendo que muito de suas produções são fenômenos mundiais
de bilheteria, arrecadando milhões de dólares, a Marvel não perde a vez dentro
do cenário midiático e expande o seu universo para além de histórias em
quadrinhos, como Stan Lee costumava fazer, lá no início do que seu império se
tornou.
Talvez seu maior ícone seja, de fato, o Homem-Aranha e nada
é menos oportuno do que levá-lo ao mundo dos games com todo seu aranha-verso
(universo de outros personagens que possuem poderes semelhantes ao
Homem-Aranha), a fim de bater de frente com outro jogo de peso, que marcou e
definiu gerações e conceitos de jogadores e desenvolvedoras de jogos, criado
pela Rocksteady Studios: Batman Arkham (com a sua trilogia já criticada aqui no
blog) e considerado como personagem principal de sua empresa “rival”: DC
Comics. Se Batman trouxe algo que nunca antes imaginássemos possível em um jogo
de super-herói, Spider-Man traz consigo o dever de representar um conceito
ainda melhor.
Ah, Insomniac...
Desenvolvido pela Insomniac Games, a mesma empresa
responsável por jogos como Retchet & Clank, Spyro The Dragon, Sunset
Overdrive etc., é de se esperar que mais um excelente trabalho esteja a
caminho. – Quais são as informações e sua deduções, então, para este que
promete ser o próximo jogo de super-heróis? – Certo, vamos a elas!
Em primeiro lugar, é bom avisar a todos os leitores que este
título será exclusivo da família Playstation 4 (Original, Slim e Pro), por isso
vou especificar logo até onde vão as suas definições gráficas.
Apesar do site oficial Playstation descrever o PS4 Pro com
uma performance de seus jogos em 4K Nativo, nas conversas entre os fãs e a Insomniac
Games sobre o jogo Spider-Man, a empresa afirmou que ele não rodará a 60 FPS,
mas a 30. – Mas, o que é FPS, Ruís América? – Não sei se lembram, mas houve uma
postagem em que falei de Crackdown 3, certo? E expliquei o conceito de
resolução 4K. Então, quando digo 60 fps, estou me referindo a resolução também.
Frames per Second ou quadros por segundo são a quantidade de
imagens que rolam por segundo na tela de sua TV, ou seja, quanto maior a
“rapidez”, mais fluida é a imagem passada na tela de TV. No tuite de Rob Roddy
é dito “Sejamos francos, nos deixe saber por quê a resolução será ‘travada’ em
30pfs, ao invés de ser aproveitado o aumento de desempenho do PS4 Pro?”. Em
seguida, a produtora Insomaniac retuita “Acredite, nós usamos mesmo o aumento
do poder do PS4 Pro ao máximo” e também “Nós otimizamos para uma combinação de
maior desempenho e fidelidade”.
Mas, galera, vai por mim, o melhor de tudo é que o jogo vai
ser lançado e que apesar de haver certa rixa entre aqueles que pensam “ah,
quero jogos em 60FPS ou 4K Nativos na minha plataforma preferida” ou não, é
ótimo saber que há empresas que ainda investem no gênero de jogos de
super-heróis que, até além dos jogos, está se reinventando. Então, batamos
palmas e esperemos os resultados até que o jogo em si esteja em nossas mãos
(isto sim vale a pena!). Okay, como será este tão esperado Spider-Man?
O Amigo da Vizinhança
“Depois de oito anos atrás da máscara, Peter Parker é um
mestre do combate ao crime. Sinta todo o poder de um Homem-Aranha mais experiente
com combate improvisado, acrobacias dinâmicas, travessias urbanas fluidas e
interações ambientais. Um novato não mais, este é o Homem-Aranha mais magistral
que você já jogou.” – Este encarte é encontrado no site oficial do jogo e que
nos diz muito, pois até então muitos filmes e jogos contavam a história de
Peter Parker revelando suas origens e mudavam um detalhe ali ou outro aqui.
Mas,
uma vez que Peter já usa o seu traje, admite seus compromissos para com a
justiça e se reconhece como um ponto importante em proteger àqueles próximos de
si, há possibilidades enormes sobre como a narrativa deve se desenrolar para
arcos (pontos de vista) inéditos.
Acredito que tudo comece pelo próprio traje que ele usa
aqui. Com um visual nunca antes visto, ele revela o quanto a produtora Insomniac
Games quis e está inovando. É muita coragem e audácia desta empresa em anunciar
um novo jogo do Homem-Aranha, quebrando certo padrão do visual do herói que
estamos acostumados há tanto tempo. Em decorrência de todo o universo que gira
em torno do próprio personagem, história em quadrinhos, filmes e animações, e
de seu sucesso inquestionável, haverá outros uniformes disponíveis no jogo que
remetem a eles. Como o traje usado por Homem-Aranha em Vingadores – Guerra
Infinita ou Homem-Aranha: De volta ao Lar.
O que demonstra que tais universos estejam, lá no fundo,
interligados, funcionando como um sistema único de entretenimento dividido em
diferentes camadas ou esferas, mas o que mais intriga é: até quanto isso se
aprofunda? Pergunto-me, será que jogos influenciarão filmes, animações ou
histórias em quadrinhos e vice-versa? Interessante, se observamos um pouco por
este ângulo, não é? Enfim, são apenas comentários...
Negativismo
Este é um dos mistérios que mais me intriga sobre o
personagem que apareceu mais de uma vez em vários vídeos já disponibilizados na
internet de Spider-Man. – Então, quem seria ele? Bem, vamos às origens!
Martin Li era um SnakeHead: nome dado a um grupo de contrabandistas
de pessoas da China aos EUA. Em uma de suas “entregas”, houve uma tempestade no
meio do mar e o barco em que estava, The Golden Dragon, sofreu sérios danos.
Por conta deste incidente, vários de seus tripulantes morreram, incluindo
Martin Li. Apesar de tudo, um homem desconhecido ainda estava vivo e para
ganhar proveito da situação ele se passa por Martin Li, roubando a sua identidade
e seu status de SnakeHead.
Mas, ao chegar à costa e ir se encontrar com os
membros de sua gangue, cai em uma cilada. Todos membros ali da gangue, comandada
por Silver Fang, estão mortos a mando da máfia Maggia. Logo, tal homem
desconhecido é capturado e se submete a testes e experimentos com uma nova
droga produzida pela mesma máfia: D-Light.
Então, eis que surge o Senhor
Negativo, além de Cloak e Dagger que são duas outras vítimas deste abominável
experimento e por fim, algumas delas conseguem fugir do local de onde eram
tratadas como objetos de estudo e verdadeiras cobaias. – Okay, mas, quais são as
características que Sr. Negativo possui e como elas diretamente interferem no
universo do Homem-Aranha criado para seu mais novo jogo?
Para início de conversa, o Sr. Negativo precisou crescer
dentro do mundo do crime para manter seu status. Foi o que fez durante anos,
até erguer a sua influência e o poder dentro do mundo do crime de Chinatown,
local escolhido para que ele virasse o chefão. Só assim, ele assume
suficientemente a imagem de Martin Li ou o seu alter ego.
Martin Li agora é um
homem prestigiado na sociedade, bilionário, filantropo e aquele que se preocupa
tanto com o seu desenvolvimento a ponto de criar uma organização F.E.A.S.T.
(Comida, Ajuda de Emergência, Abrigo e Treinamento), para ajudar àqueles que mais
necessitam. Tal organização é, na verdade, uma fachada para as suas
atividades criminosas e serve também como a base de operações dos membros de
sua gangue que, inusitadamente, são chamados de Inner Demons.
Se, por um lado, Martin Li é elogiado por muitos cidadãos de
Manhattan, o seu outro lado é bem mais sombrio e temível. Sendo capaz de
controlar o poder entre a Light e Darkforce, o Sr. Negativo é um vilão poderoso
e que provoca ao máximo os limites do Homem-Aranha. No controle de seus
poderes, o Sr. Negativo é capaz de curar ou corromper qualquer matéria com a força
de um toque sobre ela.
Para exemplificar tais habilidades, imaginemos que alguém
cruze o seu caminho e esteja bastante ferido, então, se você fosse um “portador”
de Lightforce, seria capaz de curar os ferimentos desta pessoa ou até outro ser,
como uma árvore desmatada, um cachorro de rua atropelado, um mendigo que está a
dias sem comer etc.
Já do outro lado, com a Darkforce, seria possível
transformar alguém de acordo com seus interesses: se por acaso, você quisesse
assaltar um banco e faltasse comparsas no seu plano, então, esta situação seria
resolvida se corrompesse certas pessoas, induzindo-as a cometerem tal crime,
por mais que não desejassem. Sem contar que é possível, com o mesmo tipo de
força, energizar um objeto inanimado que ganharia vida e corresponderia às suas
vontades.
Quando o vilão está sob o domínio de seus poderes fica com
uma aparência inicialmente “estranha” (como se fosse tirado em uma foto com efeito
negativo), mas acredito eu que, com o tempo, ficará mais familiar quanto mais o
jogo for experimentado.
Manhattan
Spiderman passará na imensa cidade de Manhattan, se trata de
um jogo de mundo aberto, no qual os desenvolvedores focarão muito na narrativa,
demonstra um cenário dinâmico e vívido, onde o Homem-Aranha poderá se deslocar entre
os prédios e arranha-céus no seu estilo clássico e incansável: de teia em teia,
com direito a inúmeras animações e acrobacias e próprios estilos de movimentação
que serão vistos em breve no jogo de sua autoria.
Com Grandes Poderes, Vêm Grandes Responsabilidades
Talvez possamos jogar também como o Peter Parker em missões com propostas diferentes e, se formos nesta hipótese seria lógico que as missões com o herói desmascarado sejam mais sorrateiras (no modo stealth), porque não há como dar bobeira de usar seus poderes no meio do público e correr o risco de sua identidade secreta ser descoberta, trazendo um diferencial significativo ao jogo.
Ao que parece, cada jogador poderá ter seu próprio jeito de
se movimentar pela cidade, seja a pé ou se pendurando por teias de prédio em prédio,
pois sempre haverá um ponto de ancoragem disponível aos seus olhos. Então, é
perceptível que há simulação física bem-feita e inserida no jogo que permite que
Homem-Aranha se movimente pelo cenário com mais realismo, sem perder seu charme
e beleza.
É provável também que haja mais personagens jogáveis ou que
apenas sejam vistos na trama como Mary Jane Watson (a namorada de Peter Parker)
e até Miles Morales (o segundo Homem-Aranha).
Espera, espera, espera! Segundo Homem-Aranha?
Sim! Quando comecei o início da matéria fazendo referência a
todo universo de mídia da Marvel, quis deixar subentendido que existe, ainda
que ínfima, a relação entre seus filmes, jogos e histórias em quadrinhos. E, para
aqueles que sempre estão vendo os filmes produzidos pela Marvel, há pouco tempo
foi anunciado o trailer de mais um longa de super-heróis da gigantesca Marvel: Spider-Man:
Into the Spider-Verse. É uma animação ou desenho, como queiram chamar, que
aborda as aventuras de um Homem-Aranha diferente, protagonizado pelo personagem
Miles Morales.
Miles Morales é um personagem estadunidense negro que nasceu
no Brooklyn, tem entre 14 a 15 anos de idade e descobriu seus poderes aracnídeos,
após ser picado, também, por uma aranha geneticamente modificada e, assim como Peter
Parker, teve que aprender ainda jovem a controlar as suas habilidades especiais.
Miles Morales possui alguns poderes a mais do que o Homem-Aranha original, como
a camuflagem, ferrão bioelétrico e rajadas de energia e de veneno.
Enfim, eu abordei as informações principais a
respeito do novo jogo do Homem-Aranha, exclusivo para a plataforma Playstation
4 e que provavelmente serão confirmadas na E3, na conferência da Sony que
acontece hoje (11) às 22h no horário de Brasília. Galera, estou ligado no evento e, em breve, trago ao blog mais notícias.
Um grande abraço a todos e até mais!
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