Um Clichê que ainda Diverte


Doze Agentes e um jogo:


Em Agents of Mayhem ou M.A.Y.H.E.M., jogo desenvolvido pela Volition e veiculado pela Deep Silver, em 2017, controlamos um grupo de heróis que estão mais para agentes caricatos: um total de doze Agents, sendo que cada um deles apresenta poderes e características específicas que devem proteger Seul, a capital da Coreia do Sul, das forças malignas da L.E.G.I.O.N.

Abreviações:

Tanto M.A.Y.H.E.M (Multinational Agency Hunting Evil Masterminds/ Agência Multinacional que Captura Gênios do Mal) quanto L.E.G.I.O.N (League of Evil Gentlemen Intent on Obliterating Nations/ Liga de Cavalheiros do Mal na Intenção de Obliterar Nações) possuem significados que quando traduzidos são cômicos, infantis e até maçantes. E é indo nesta lógica de brincadeira que o enredo do jogo se prende. Assim, esta matéria não se refere totalmente na crítica desse jogo, mas nas partes em que ele mais se destaca e que dão para exemplificar.

Franchise Force:

Liderando o primeiro trio jogável de heróis, que também é apelidado de Franchise Force, temos: Fortune, Hardtack e Hollywood.

Fortune ou Marina Santos é brasileira e nasceu em uma das diversas favelas do Rio de Janeiro. Sempre que alguém queria algo, era contatada, sendo uma caçadora de recompensas famosa, até que a própria Mayhem a contratou para capturar um aparelho tecnológico. Assim, Fortune é admitida e o aparelho roubado, um drone high-tech, é o principal acessório, com os dois revólveres, que disparam rapidamente pulsos de energia, usados nas missões. Habilidade Mayhem de Fortune: O seu drone high-tech transmite diversos choques que atordoam os inimigos próximos, possibilitando-a de nocauteá-los mais facilmente.

Hardtack ou Ishmael Funderburke é norte-americano. Serviu à Marinha quando a sua frota foi atacada por tropas da Legion, de forma tão abrupta que o casco do navio rompeu ao meio, havendo muitas baixas. Apesar das ordens de seu superior, Hardtack não abandonou o posto e pôde ver quem estava por trás do ataque surpresa e devido aos seus dotes físicos, foi colocado no grupo especial Mayhem. Habilidade Mayhem de Hardtack: Enche a munição escopeta com diversas minas que após atingirem os seus alvos, a qualquer momento, podem ser detonadas.

 Hollywood ou Roderick Stone é de origem canadense. Era um ator em ascensão com o seu show “Bound By Law: No Scape”, tipo uma trama policial, quando, acidentalmente, matou um dos atores coadjuvantes, durante uma cena em que interpretava “o policial perdendo o bandido”. Depois disto, a sua carreira de ator e todas as suas chances para o sucesso degringolaram. Porém, recebeu o apoio da Agência que viu, de alguma forma, as suas habilidades únicas até se tornar no Hollywood, um herói que diz “apenas se lembre do preço de proteger as nossas crianças” e acerta um tiro “bem no meio de sua cara”, se pôr em risco o que a Agência protege. Habilidade Mayhem de Hollywood: De forma cinematográfica, Hollywood coloca os óculos, com algumas explosões no fundo e basicamente a sua munição fica infinita.

Exagerado:

Agents of Mayhem é um jogo de excessos tanto para o lado da repetitividade das missões e como executá-las quanto no humor negro apresentado. Mesmo que os personagens tenham as suas características próprias, fica visível que são estereótipos de quem os criou. Como a personagem brasileira que fala espanhol durante todo o jogo. Mas, é óbvio, onde nós moramos, no Brasil, se fala português.
Uma decisão mais grosseira ainda é que, se observarmos Fortune, ela gesticula e movimenta muito o seu corpo, como se estivesse sempre dançando. Quer dizer: Se somos um país com forte cultura de samba, pagode e carnaval, vivemos, então, dançando aonde quer que vamos? Claro que não! Isto é ignorância pura... Mas, Mayhem não vai além disto, só traz pequenos aspectos “culturais” dos seus protagonistas, sendo que cada um é de alguma região do globo. Porque o foco aqui é justamente a ação, a quantidade de cores, pixels e efeitos especiais que acontecem, ao mesmo tempo, na TV, com o objetivo de prender ao máximo a nossa atenção e deixar o tempo rolar, sem a noção de que ele está passando.

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