Iron Man VR - Tomando Conhecimento




Olá, galera, tudo bem? Como muitos já sabem, a Clamouflaj já produziu, em 2014, République, jogo indie que concentra-se na história da menina Hope, contada através de cinco episódios lançados originalmente no PC e que depois foram ao PlayStation 4, em 2016. Agora, em 2019, a Sony anuncia em parceria com a Camouflaj, Iron Man VR.


O mais novo jogo de realidade virtual desenvolvido pela Camouflaj te coloca dentro da armadura do Homem de Ferro, fazendo-o com que você acredite que realmente se transformou no personagem Tony Stark. Durante o jogo, você terá a experiência de combater os vilões da Marvel, ainda que não revelados, em primeira pessoa, com tudo isso acontecendo no Playstation VR.




O controle de movimento do Playstation VR rastreia suas mãos para saber quais ações o boneco de Stark deve tomar. No geral, os movimentos são bem intuitivos, ainda que voar desviando dos obstáculos, não deve ser fácil nem nos consoles.





No seu site oficial, a Clamoufaj declara que “hoje é um dia importante nos oito anos de história da nossa empresa aqui em Bellevue, Washington. Como você pode ter visto nas notícias, o próximo jogo de Camouflaj é Marvel’s Iron Man VR, o resultado de uma empolgante parceria com a Sony Interactive Entertainment e a Marvel Games”, ressaltando que “o trailer do anúncio oferece apenas um vislumbre desse jogo no qual trabalhamos nos últimos anos. Nós absolutamente não podemos esperar para que você veja mais!”




République era um jogo de furtividade, mas sem espionagem levada ao extremo. Por isso, esqueça a furtividade letal de Snake (Metal Gear Solid) e Sam Fisher (Ghost Recon), a personagem em questão é uma fugitiva chamada Hope que não é nem controlada. Você apenas comanda os seus passos, abrindo caminho para a garota fugir. Isto pode parecer chato, mas, na verdade, acaba sendo um jeito à parte de se jogar nos celulares e tablets.

Na época, a Camouflaj criou uma experiência tensa, porque além de não controlar diretamente a sua personagem, ela é apenas uma fugitiva, sem nenhuma experiência em combate nem armas, contando apenas com uma ferramenta aqui ou ali. Agora, a Camouflaj se arrisca em uma abordagem diferente, porque você vai combater super-vilões e inimigos mais hostis de forma bem mais direta.



Em entrevista ao site Polygon, o fundador da Camouflaj, Ryan Payton, confirmou a presença da vilã Ghost como um dos principais inimigos de Tony Stark no jogo.


Segundo Payton, Marvel’s Iron Man VR é sobre o herói enxergar nele mesmo o seu maior inimigo. 
Mas, precisavam de um vilão à altura para confrontá-lo nos seus erros.“Uma das coisas que quisemos, previamente, era ter um inimigo interessante, com profundidade e complexidade para encarar Tony. Com a ajuda da Marvel, optamos por usar Ghost como antagonista”.




Assim como nos filmes, da Marvel Studios, Ghost será uma personagem feminina. “Amaríamos ter Ghost em nosso jogo, mas também gostaríamos de ter representatividade. 

Nossa dúvida era se poderíamos trazer Ghost como uma mulher. Juro por Deus, todos fomos no cinema no ano passado e vimos Homem-Formiga e Vespa. Aí não acreditamos, pois gostaríamos de ser os primeiros a trazê-la à vida. Mas no fim, nos ajudou a ter confiança de que estamos pensando nos mesmos parâmetros da Marvel”. 
E, para quem acredita que, por ser jogo do PlayStation VR, ele poderá ser curto e limitado, Payton também tem um recado: "Estamos construindo este game para ser substancial. Não temos uma exatidão de quanto tempo terá em campanha, mas vai misturar partes grandes e épicas”.

Ghost é um personagem jogável em outro jogo da Marvel, Marvel Contest of Champions. Que, apesar de possuir um modo campanha, apresenta missões, pontuações e objetos, e, por isso, é inegável ser um jogo de luta de sucesso. 

Por tanto, os comandos de luta são bastante simples, resumindo-se, basicamente, aos lados ofensivo e defensivo da tela e o tipo de ataque e sua capacidade de defender. O seu movimento físico enquanto jogador será simplesmente clicar e arrastar o que, na prática, em si, não é nada difícil. 



Na matéria publicada no site Variety, "o conceito de Iron Man VR surgiu depois da reunião acontecida na feira de jogos, E3 2016, quando a Insomniac Games anunciou (seu mais novo jogo) Marvel's Spider Man", declara Payton. Mas, é interessante pensar que, apesar de Iron Man VR levar um personagem de peso da Marvel aos jogos, ele não tem correlação nenhuma (talvez possa ter no futuro?) com o universo cinematográfico, HQs e de outros jogos Marvel.



O diretor criativo da Insomniac Games, Brian Intihar, introduziu Payton a Jay Ong, levando-o a Marvel Games. "Jay nos perguntou se se estávamos interessados em trabalhar em um jogo VR", diz Payton. "Voltamos alguns dias depois e dissemos, ei, nós adoraríamos trabalhar em um título VR com a aprovação da Marvel, ainda mais se ele fosse do Iron Man, porque é a fusão de ideias perfeita!".



E aí, galera, o que espera de Iron Man VR? Ainda é muito cedo para dizer ou já dá para ter uma opinião fundamentada? A Sony acertou nos lançamentos do State of Play, enfatizado mais no PlayStation VR? 


Comentários