A importância de Miles Morales como Homem-Aranha (nos jogos, HQs e animações)

Olá, galera, tudo bem? Hoje resolvi falar da importância do personagem Miles Morales, seu papel no jogo Marvel’s Spider-Man, como foi a sensação de jogar com ele e, aproveitando que estamos falando dele, porque não sabemos um pouco mais da sua história e aparições nas HQs e outras animações? Então, sem mais delongas, vamos nessa aventura!

Quem é Miles Morales nas HQs da Marvel?


Basicamente, Miles Morales é um Homem-Aranha mais jovem e inexperiente que começa a combater o crime com seus poderes aracnídeos. Dentro da editora Marvel, ao invés de reboots serem feitos depois de algum tempo para novos leitores alcançarem as histórias de seus personagens prediletos, é apresentado um novo universo onde alterações na vida dos personagens acontecem, porém as partes principais são mantidas. 
Quer dizer, as histórias tradicionais, que nós normalmente conhecemos, onde o Homem-Aranha (Peter Parker) existe, acontecem no Universo 616, já as do Miles Morales acontecem no Universo Ultimate ou Universo 1610. Nesse universo paralelo, a Oscorp continua estudando alterações genéticas com aranhas, porém o pesquisador responsável deixa que uma aranha geneticamente modificada escape depois de trabalhar por horas de exaustão nisso. Nessa mesma noite o ladrão chamado Gatuno invade o centro de pesquisa a fim de roubar um peça preciosa da Oscorp e nisso a aranha fujona vai parar dentro de sua mochila. Enquanto Miles Morales estava visitando o seu tio, Aaron Davis (que é algo contra a vontade de seus pais, pelo passado de crimes cometidos por seu tio), onde sabemos também que ele é o tal Gatuno, a aranha escondida na sua mochila pula de lá e pica Miles Morales. 
Mas, ele não associa esse fato mesmo após descobrir que pode se camuflar, ficar mais forte, mais rápido e soltar como se fosse uma rajada elétrica se ele se sentir ameaçado. Após mostrar tudo isso ao seu melhor amigo, Ganke Lee, ambos concluem que ele possui superpoderes similares aos do Homem-Aranha e Miles reage mal à descoberta, pois só queria ser uma pessoa normal, sem ter o negócio de superpoderes. 
Então, decide deixar a responsabilidade de ser super-herói para o verdadeiro Homem-Aranha. Parece que a sua história acabaria sem um resultado tão épico quanto esperamos, porém é aí que ela dá uma reviravolta: o Homem-Aranha morre em um confronto com o Duende Verde e Miles Morales presencia a morte dele e se culpa por ter poderes que impediriam isso e nada fez. No enterro do herói aracnídeo, Miles ouve os motivos mais nobres de Peter Parker fazer o árduo trabalho que fazia para ajudar as pessoas, nas palavras de Gwen Stacy. A partir disso, a história do Homem-Aranha (Miles Morales) definitivamente começa, ele resolve honrar o super-herói e, usando uma fantasia de dias das bruxas, passa a exercer o bem na sua cidade.

Saindo das HQs e indo para o jogo


Não é mais novidade que, além de poder jogar com o Peter Parker, no jogo Spider-Man (que não tem o nome traduzido para Homem-Aranha no Brasil) criado pela Insomniac Games, também é possível avançar na história controlando Miles Morales que, como já foi dito, também é reconhecido nas HQs como o Homem-Aranha. 
Certa vez, em entrevista à revista GamesTM, Bryan Intihar, o diretor criativo do jogo Spider-Man, fala que o papel de Miles teve mais importância do que se previa inicialmente pela equipe de produção. "Miles não começou com uma participação tão importante como está agora. Mas quando começamos a fazer mais pesquisas sobre o personagem, comecei a ler cada vez mais e mais. Sinceramente, acabei me apaixonando por ele", afirma o diretor. 
O diretor de arte Intihar ainda afirma que “assim como a Mary Jane pode fornecer uma perspectiva diferente sobre o mundo, pensei que Miles e sua relação com Peter poderia trazer algo diferente". Segundo Intihar, como Miles Morales é mais jovem do que Peter Parker, que já tem mais ou menos oito anos lutando contra o crime, há uma boa troca de energia e experiências entre os dois. “Disse que queríamos fazer um universo original para o Homem-Aranha, mas claro que isso inclui referências dos filmes e quadrinhos... Mas estou muito animado sobre Miles e o que foi feito com ele. Será algo especial e que vai surpreender a muitos”. 
Miles Morales tem um papel importante na história do jogo Spider-Man, tendo algumas partes em que você o controla e joga com ele. Essas partes são, em sua grande maioria, se esgueirar sorrateiramente entre os guardas da Sable e usar um aplicativo hacker que ele mesmo e seu amigo desenvolveram. 
Você joga com ele após o ataque à cerimônia de seu pai, o policial Jefferson Davis, que bravamente ajudou o Homem-Aranha a derrotar uns capangas. É nessa mesma cerimônia que Miles e Peter se cruzam pela primeira vez na história do jogo, onde o local é atacado pelo Senhor Negativo e você assume o controle de Miles para tentar encontrar e salvar seu pai policial no meio desse atentado.Após perder o seu pai, Miles é convidado por Peter para ser acolhido na F.E.A.S.T. (uma ONG que recebe pessoas sem casa ou lar para morar), esperando que essa convivência o ajude a superar aos poucos a recente perda de seu pai morto de forma tão brutal da mesma forma que Peter precisou uma vez. 
Miles é um adolescente de origem afro-americana e hispânica, um garoto altruísta e muito inteligente que se coloca várias vezes em perigo para salvar as pessoas nas quais ele se importa, demonstrando ser tão corajoso quanto o seu pai, o policial Jefferson Davis, tem uma aptidão natural para o campo da ciência e tecnologia e por volta dos quinze anos desenvolveu um aplicativo que permite invadir aparelhos eletrônicos próximos, inclusive equipamentos mais sérios, como os de nível militar, o que pode causar distrações (aproveitadas na hora que jogamos com ele) e o torna um hacker profissional. 
Miles te fornecerá suporte até o final do jogo, onde, nessa versão, ele é picado por uma aranha radioativa trazida por Mary Jane ao retornar da Oscorp Lab. 
Vale lembrar que Miles só usa seus poderes aracnídeos quase no final do jogo, nas outras partes ele ajuda Peter Parker com suas outras habilidades, como hackear sistemas eletrônicos que liberem o caminho até seu objetivo. Enquanto Miles Morales desempenha nesse primeiro jogo mais um papel de coadjuvante, tudo indica que ele se tornará um personagem de mais importância ainda na sua continuação (quem sabe não temos um Spider-Man 2 com dois personagens principais, Peter Parker e Miles Morales?). Enfim, na cena pós-créditos, Miles aparece mostrando seus poderes aracnídeos a Peter, que cai na brincadeira, e também demonstra os seus. 

Saindo dos jogos e indo para a animação


De muitas histórias boas sobre o Homem-Aranha, sem dúvidas, a animação Homem-Aranha: No Aranhaverso está entre as melhores, por ela ser de longe uma das mais inspiradas e eletrizantes histórias do amigão da vizinhança. Mas, o incrível é pensar que já houve (e está havendo também) vários filmes desse personagem, com três atores diferentes (Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland) e que em certa época se enfrentava um esgotamento de filmes assim de super-heróis. 
Após a venda de boa parte da Marvel para a Disney e a incrível sucessão de filmes feitos e aclamados pela crítica, parece que aconteceu um verdadeiro “boom” nesse gênero de filmes, o que hoje se tornou um filão que fatura bilhões de dólares em bilheteria. 
Voltando ao tema proposto nessa matéria, na animação Homem-Aranha: No Aranhaverso acompanhamos mais uma vez a história de vida de Miles Morales, um adolescente afro-americano e filho de um policial que, assim como Peter Parker, é picado por uma aranha radioativa, ganhando depois superpoderes parecidos ao Homem-Aranha. 
Mas, aí é que vem a grande diferença de suas outras histórias, porque após o Homem-Aranha morrer nas mãos do Duende Verde, Miles se torna o novo super-herói da cidade e acaba descobrindo que há mais pessoas como ele, homens e mulheres-aranha de dimensões paralelas. 
A reunião de tantos heróis aracnídeos só foi possível graças ao acidente que aconteceu com o acelerador de partículas, The Super-Collider, construído primeiramente por Wilson Fisk para acessar outras realidades e ter versões alternativas de seus entes falecidos para si, mas gerou uma grande explosão e trouxe todos esses personagens à tona de outras dimensões para uma só. 
Agora, cabe aos super-heróis desativarem de vez o acelerador com um dispositivo USB, porque há muito perigo se ele for reativado, correndo o risco de destruir toda a cidade em que estão. 
No seu caminho, eles vão enfrentar supervilões como Olivia Octavius, Gatuno, Cabeça de Martelo etc. e a deterioração de suas células, se permanecerem tempo demais nessa dimensão.
Miles Morales é um personagem importantíssimo nessa animação, pois desde então vimos muitos filmes com o personagem Peter Parker assumindo o manto do Homem-Aranha, o que já é em grande parte conhecido e às vezes fica meio clichê e previsível, devido à sua história já ter sido contada milhares de vezes, seja nos próprios filmes, HQs e até games e com Miles Morales parece haver algo novo nessa história do Homem-Aranha que quem é fã provavelmente vai querer descobrir. 
Miles Morales tem outra personalidade, outros valores e forma de enfrentar os problemas, enquanto Peter Parker tem que pagar as contas no final do mês e ajudar a tia May em casa, Miles tem pais ativos que podem lhe tirar essa despesa. 
Mas, ao invés de Peter Parker, que tem que trabalhar em um jornal onde seu editor-chefe, J.J. Jameson, critica e desmoraliza as ações do Homem-Aranha (no caso, as suas ações) veementemente, Miles Morales só precisa se preocupar em estudar para passar de ano. É claro que entre uma obra e outra há algumas pequenas alterações de como a história de ambos se desenrola, mas, no geral, elas são basicamente assim. 
Homem-Aranha: No Aranhaverso é uma animação fantástica, tanto no quesito de efeitos gráficos, quanto narrativa e na mensagem que todo filme passa e vale muito a pena assisti-lo ou reassisti-lo para encontrar novos significados sobre ele e entender também esse personagem do Universo Ultimate/ Universo 1610, Miles Morales, que vem conquistando os fãs da Marvel ao redor do mundo, há tempos. 


Então, nessa matéria, vimos as principais passagens do Homem-Aranha (Miles Morales), tanto nas histórias em quadrinhos, jogos e animações, o quanto ele agrega à cultura do Homem-Aranha e expande o seu universo, não é verdade? E, por isso, queria saber o que você achou dela, se gostou, não gostou, achou alguma coisa errada, desnecessária e qual a matéria poderia vir na próxima postagem, na sua opinião? Bem… Deixo você com essas perguntas e, dependendo da resposta, crio uma matéria de acordo com à sua vontade, beleza? Até mais, pessoal!

Comentários