O que esperar de Ghost of Tsushima?

Ghost of Tsushima: O que esperar desse jogo?
Olá, galera, tudo bem? Seja bem-vindo ao meu blog gamer! Hoje vim falar a respeito desse jogo, Ghost of Tsushima.
De inFamous a Tsushima


Se parar para pensar, já faz um tempo desde que se viu algo novo da desenvolvedora Sucker Punch sobre o seu mais novo jogo, Ghost of Tsushima, o qual conta a história de vida de Jin Sakai, um samurai solitário do japão do século XIII com o objetivo de aprender o “caminho do fantasma” para destroçar os seus inimigos, os invasores mongóis que adentram sem piedade no seu país. 
Sem dúvidas, houve aí grandes mudanças na forma de produção de conteúdo na Sucker Punch que antigamente já tinha trazido o jogo de ação e aventura inFamous. 
Mas o diretor criativo da Sucker Punch, Nate Fox, ressalta que enquanto em inFamous os jogadores tinham super-poderes para aprender a controlar, em Ghost of Tsushima, você aprende a se tornar um samurai dentro de um Japão medieval. Mas, fica a dúvida se, apesar de termos uma data de lançamento para 2020, Ghost of Tsushima seria lançado para o PlayStation 5? 
Infelizmente, é preciso esperar, esperar mais e esperar mais ainda para ver como tudo irá acontecer, porque ainda não existe essa resposta definitiva, até lá essas são as informações que consegui reunir nessa postagem. 
O Último Samurai


Para haver uma boa história de Samurai, primeiro você precisa entender como é ser um bom samurai e é isso que esse jogo aborda. O protagonista Jin Sakai é uma das últimas linhas de defesa contra as hordas mongóis que estão invadindo Tsushima. Mas, felizmente, o japão tem ao seu dispor um homem com muitas habilidades na katana. Mas, é claro que Jin Sakai precisa de outros aliados para vencer essa guerra, porque ele sozinho não representa um exército inteiro. Então, ele precisa de outros guerreiros ao seu lado como Masako, a habilidosa arqueira que aparece no primeiro vídeo disponibilizado de Ghost of Tsushima com destaque em mostrar a sua jogabilidade. 
Desse ponto em diante fica claro que recrutar o povo de Tsushima será uma tarefa árdua, porém necessária para ultrapassar com vitória a guerra iminente entre japoneses e mongóis. Como se observa nas imagens, Jin Sakai é um mestre samurai quando se trata de manusear a katana e também dá para perceber que haverá muitos inimigos, invasores mongóis, assim como seus grupos espalhados pelo cenário. 
Lutando como um Samurai


O primeiro trailer nos dá uma leve impressão de como será o seu sistema de batalha, no qual Jin Sakai precisa esperar com paciência o ataque do seu oponente para só depois poder desviar, contra-atacar e cortá-lo em pedacinhos. Se fôssemos nessa linha de pensamento, quando Jin Sakai for cercado por mais homens, você precisa cronometrar o tempo de ataque de cada um para se sobressair deles e conseguir vencê-los com as suas espadas, lanças e golpes de escudo, o que é bem interessante. 
Até onde se vê dentro do jogo, há também seções mais furtivas, lembrando aquela parte do jogo Batman: Arkham Knight, onde o super-herói morcego derruba os seus inimigos um por um só com um golpe, enquanto toda a cena aparece em câmera lenta para o jogador entender o que está acontecendo.
O bicho vai pegar


Então, para ajudar o jogador a alcançar melhores pontos de emboscada, Jin Sakai possui um gancho que o ajuda a escalar locais de maneira mais prática, podendo até jogá-lo no meio do seu pulo, como o salto acrobático de Nathan Drake da série de jogos Uncharted.
Fica óbvio que o mais novo jogo da Sucker Punch afastou a produtora de histórias de grandes centros urbanos como ocorria em inFamous e aproximou a sua aposta de histórias que ocorrem devido à guerra de um Japão Feudal.
Quer dizer, estamos no ano de 1274 e o jogador está nos eventos da ilha de Tsushima, local que foi reproduzido em 3D de forma belíssima.
Você é um dos últimos Samurais sobreviventes de tantos conflitos e é nesse ano que o Império Mongol invade essa localidade. Então, se prepare, porque “o bicho vai pegar” e você deve proteger a sua terra natal como um verdadeiro samurai. 
Nate Fox e suas ideias


O diretor criativo de Ghost of Tsushima, Nate Fox, declara que quando a sua equipe soube dessa história, a Mongólia invadindo o Japão em 1274, já era possível saber quem foram seus heróis e vilões, as apostas de como seria o mundo aberto do seu próximo jogo e como seria tecnicamente esse próprio jogo. 
Sem contar que o feedback muito positivo do sucesso de seu jogos anteriores de inFamous, o qual também continha um mundo aberto e explorável, foi essencial para manter a ideia de um trabalho como o mostrado em Ghost of Tsushima. 
A desenvolvedora Sucker Punch não determinou uma data de lançamento para seu novo e espetacular jogo de Ghost of Tsushima, mas tem algo a dizer sobre o assunto, os seus desenvolvedores estão muito empolgados para finalmente mostrar mais do seu trabalho, compartilhando mais informações sobre ele nos próximos meses. 
Mas, pelo que já foi mostrado o jogo já está bem desenvolvido, o que talvez indique que logo ele estará pronto e disponível para ser comprado nas lojas. 
Escondido até não poder mais


A desenvolvedora ainda ressalta que esconder um projeto de tamanha magnitude foi um processo doloroso, mas os trailers são a melhor maneira de compartilhar suas ideias com o mundo.
Ideias essas que a Sucker Punch deseja dividir com seu público há muitos anos, onde o jogador controla um exímio samurai que combate os invasores mongóis no Japão Feudal, com total domínio da katana, na medida que ele constrói a sua lenda como o “Fantasma de Tsushima”.
Em outra entrevista distribuída pelo site Kotaku, na E3 2018, o diretor criativo de Ghost of Tsushima revelou estar aliviado pela gigantesca série de jogos Assassin’s Creed, famosa por se passar em locais de extrema importância histórica, como AC: Odyssey que se passa na Grécia Antiga ou AC: Origins que acontece no Egito Antigo, não ter explorado ainda o Japão na sua época feudal, tornando o seu estúdio pioneiro nessa abordagem.
Assim, ele vai mais longe na entrevista e diz que sua equipe está se inspirando em filmes como os de Akira Kurosawa como 13 Assassins, assim como na história verídica dessa ilha japonesa por onde o jogo se passa.
Base Histórica


Enfim, o co-diretor Chris Zimmerman desse jogo revela que, apesar dos fatos históricos de tudo que ocorreu em Tsushima, ele não se sentiu na obrigação de contar no jogo como tudo realmente aconteceu por lá.
Ele diz que vai haver um desvio na verdadeira história de Tsushima e que houve o interesse disso intencionalmente ser assim. 
Diz também que tudo isso ocorre devido ao grande apoio que a Sucker Punch recebe da equipe da Sony nas suas filiais ao redor do mundo, como nos Estados Unidos e no próprio Japão, além dos consultores culturais que auxiliam o estúdio Sucker Punch a andar no caminho certo, sem se desviar para uma abordagem errônea e de pouco retorno comercial. 
Afinal de contas, há elementos que o estúdio quer se diferenciar e é preciso fazer as escolhas certas para o sucesso. Chris Zimmerman ainda declara que a armadura que os personagens de Ghost of Tsushima não é historicamente coerente com a usada naquela época feudal, porque segundo ele a maioria de nós já tem uma noção de como seria um samurai. 
Penso que se por um lado isso é interessante, por outro não é tanto assim, porque pode até descaracterizar a nossa percepção do figurino desses personagens, se ele fugir demais do padrão de um samurai.
Mas, pensando bem, é impossível dizer o quanto isso afeta a imagem de um samurai que temos em mente, até porque o jogo não foi lançado ainda e vai demorar um tempo para determinar isso. Por isso, é preciso esperar mais e ver como tudo se desenrola no jogo Ghost of Tsushima como um todo.

Áudio em japonês, legenda em português, por favor!


Em outra matéria ao site Eurogamer, a produtora Sucker Punch revelou na E3 2018 que haveria, dentre as opções de línguas que o jogo roda, a opção de áudio em japonês. Isso significa que é possível ouvir os diálogos do jogo na voz japonesa, ao mesmo tempo que você acompanha suas legendas possivelmente em português (ainda não confirmado).
Isso é bom, se levarmos em conta que muitos jogos exclusivos da Sony só mudam o idioma do jogo se o idioma padrão do sistema do PlayStation 4 for mudado também, ou seja, se alguém quiser jogá-lo em inglês com legenda em português, isso é impossível.
Sem contar que essa opção de mudar o áudio é uma tentativa de Ghost of Tsushima dar aos jogadores uma representação mais fidedigna da história milenar do Japão.
Embora a invasão mongol seja um ponto de partida para uma história totalmente original, o estúdio quer que nós mergulhemos nesse universo medieval japonês. 
O que achou desse conteúdo? 
Acha que tem algum ponto a melhorar? Deixe-me saber disso nos comentários, vamos começar uma discussão sobre o tema! Então, galera, é isso aí, um grande abraço a todos e até o próxima postagem!

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