Conheça o Xbox Series X



Introdução:
Olá, galera. Beleza? Hoje trago a matéria do mais novo Xbox, o Xbox Series X, falando rapidamente das suas características, especificações técnicas, jogos exclusivos, data de lançamento e seu preço na nova geração de consoles que, aos poucos, está vindo por aí.
Então, você está pronto para essa aventura? Sem mais delongas, vamos lá!



Data de Lançamento e Preço: 
Na E3 2019, a Microsoft revelou que o Xbox Series X estará previsto para chegar às lojas no final de 2020, apesar de não haver uma data definitiva divulgada. Seu preço também não foi revelado. O preço, possivelmente, seria revelado na apresentação da Microsoft na E3 2020, mas ela foi cancelada devido à pandemia do Coronavírus.
Para efeito de comparação, vale lembrar que o Xbox One chegou ao mercado em 2013 por U$ 499, enquanto o Xbox One X, o console 4k da família Xbox, chegou em 2017 por um preço próximo. Assim, Phill Spancer, o chefão da divisão Xbox, já afirmou que não vai sacrificar a performance pelo custo. 
Quer dizer, o preço final do novo Xbox depende do valor dos seus componentes, taxas de importação e outros tantos fatores. Há certa especulação de analistas que sugerem o valor final do console entre US$ 550 a U$ 600 (aproximadamente R$ 3000,00).

Especificações Técnicas:
No primeiro anúncio do Xbox Series X, quando ele ainda se chamava Project Scarlett, a Microsoft havia prometido que ele seria 4 vezes mais poderoso que o Xbox One X, entregando, no mínimo, uma resolução de 4k e 60 quadros por segundo. Agora, a Microsoft afirma que esse console tem um hardware de até 120 PFS, com Variable Refresh Rate (VRR), resolução de 8K e uma entrada HDMI 2.1. Sabe-se também que ele utilizará um processador customizado de arquiteturas Zen 2 e RDNA 2 da AMD. 
A sua configuração também contará com uma memória RAM GDDR6 e um drive SSD que elimina as telas de carregamento nos jogos e aprimora a performance do hardware em si. 
É garantido pela Microsoft também que o Xbox Series X trará a tecnologia de ray tracing via DirectX acelerado pelo hardware do console.
Sendo assim, você confere todas especificações técnicas do Xbox Sereis X, a seguir:

·         CPU: 8x Zen 2 Cores a 3.8GHz (3.6GHz com SMT)
·         GPU: 12 teraflops, 52 CUs a 1.825GHz, RDNA 2 customizado
·         Tamanho da matriz: 360.45mm2
·         Processador: TSMC 7nm aprimorado
·         Memória: 16 GB GDDR6
·         Largura de banda de memória (Bandwidth): 10 GB a 560 GB/s, 6 GB a 336 GB/s
·         Memória interna: 1TB NVMe SSD customizado
·         Velocidade da IO: 2.4 GB/s (Raw), 4.8 GB/s (Comprimida)
·         Memória expansível: 1TB
·         Armazenamento externo: USB 3.2 HDD Support
·         Drive óptico: 4K UHD Blu-ray Drive
·         Performance: 4K a 60 quadros por segundo, até 120 FPS


Design:
O design do novo Xbox foi revelado na TGA 2019 e é apresentado com um design totalmente diferente dos seus antecessores. A sua imagem inicial mostrava o console na vertical, com a forma de um gabinete para PC e com medidas de 15cm x 15cm x 30cm. Mas, a Microsoft afirmou também que ele poderá ser usado na horizontal.
E, bem ali, no topo do console, são vistas as saídas de ar que prometem trazer gameplays mais silenciosas aos seus jogadores. 
Mas, o visual do Xbox Wireless Controller continua praticamente o mesmo, só com algumas alterações nos botões gatilhos, que estão mais aprimorados, uma adição de um botão de compartilhar e uma inclusão do D-Pad digital, que já estava presente na versão do Xbox Elite Controller. Sem contar que ele também será compatível com o Xbox One e computadores.

Jogos Exclusivos:
Halo Infinite é, até agora, o único exclusivo da Microsoft que será lançado assim que sair a nova geração de consoles, mas na TGA 2019 foi confirmado também que Senua’s Hellblade 2 está em desenvolvimento exclusivo para o Xbox Series X. Se for para listar os estúdios que a Microsoft adquiriu recentemente e que, provavelmente, estão produzindo jogos para esse console da nova geração, temos: Ninja Theory, Undead Labs, Compulsion Games, Playground Games, Obsidian Entertainment, inXile Entertainment e Double Fine Productions.
Entretanto, a Microsoft confirmou que os jogos exclusivos do estúdio Xbox Studios para o Xbox Series X vão permanecer por pelo menos um ano como crossgen, ou seja, eles vão pegar tanto no novo console Xbox quanto no velho. 
Entre os jogos third-parties já se sabe que Outriders, da Square Enix, e The Lord of The Rings: Gollum, da Daedalic Entertainment, serão lançados para o Xbox Series X.
A Ubisoft afirmou que seus próximos jogos lançados também serão crossgen, o que inclui Watch Dogs: Legion, Rainbow Six Quarantine e Gods & Monsters. Há alguns outros que estão em desenvolvimento e que podem chegar ao Xbox Series X, em breve. São eles: Starfield e The Elder Scrolls 6, da Bethesda, Elden Ring, a nova franquia da From Software e o tão aguardado e “hypado” Cyberpunk 2077, da CD Projekt Red.


Retrocompatibilidade:
A retrocompatibilidade foi uma das grandes apostas Microsoft para o Xbox One e Phill Spancer prometeu que haverá esse mesmo recurso no lançamento do Xbox Series X, desde o seu lançamento.
Em entrevista ao site Gamespot, Phill Spancer revelou que o novo Xbox rodará todos os jogos disponíveis no Xbox One e isso inclui também os jogos do Xbox 360 e os do Xbox original, que já são compatíveis na geração atual.
Para finalizar a matéria, é vale lembrar que o popular Xbox Game Pass, plataforma que oferece um extenso catálogo de jogos aos seus assinantes, estará disponível para o Xbox Series X, desde o seu lançamento e o Project xCloud, o serviço de streaming na nuvem da Microsoft, será uma das maiores novidades à nova geração para, segundo a Microsoft, levar ótimos jogos a qualquer lugar.

Então, pessoal, isso é tudo! E você, o que achou dessa matéria? E o que falar sobre o novo Xbox? As suas novas funcionalidades te agradam? Por acaso, você tem alguma sugestão de matéria? Deixe a sua opinião nos comentários, beleza? Nos vemos nas próximas postagens!

Comentários