Cannell afirma que a exploração esteve no coração do mundo aberto de Ghost of Tsushima, desde o começo, e ele está certo. Afinal, o que mais motiva um jogador, quando ele tem várias opções a fazer e pode explorá-las horas a fio? A resposta para isso é a curiosidade e, ao meu ver, Ghost of Tsushima nos deixa curiosos de descobrir o que acontece em seu mundo, mesmo antes de seu lançamento. Sendo sincero, é isso que Ghost of Tsushima provoca, ele me leva a esse mundo da forma mais enfática e imersiva possível.
Guiding Wind:
Mais à frente, vemos um mapa gigantesco que o game apresenta e nele é selecionado um local que ainda não conhecemos, assim como vários outros ao seu redor. Nessa parte, somos guiados até esse ponto marcado, pelo vento, ou o que o jogo chama de guiding wind, vento guia. Isso parece ser um ponto importante, se, no gameplay mostrado, o jogador usa o guiding wind, para se situar no cenário, várias vezes. O que é confirmado por Cannell, quando ele diz que o guiding wind pode nos levar a toda e qualquer localização no game, como uma fazenda tomada pelos mongóis, às missões a ser concluídas e até encontrar objetos colecionáveis raros.
Sou o Espírito Vingativo:
Vemos um NPC, personagem não controlado pelo jogador, que não quer tanta conversa com Jin, o protagonista samurai de Ghost of Tsushima, e, quando ele se aproxima desse NPC para conversar, ele diz para Jin se afastar, porque o espírito de um samurai vingativo caça nessa floresta. Seria esse espírito vingativo uma alusão à reputação que Jin, o fantasma de Tsushima, adquire durante o decorrer da campanha do jogo?
Bom... Não dá para afirmar com cem por cento de certeza. Mas, dá para teorizar que as ações de Jin podem se repercutir na forma como os seus inimigos mongóis e o mundo do game o veem. Ou seja, se você for cada vez mais violento com eles e determinado a assiná-los sem piedade, os mongóis terão mais medo de você e sabe-se lá quais serão as consequências disso demonstradas no seu gameplay.
Charms:
Mais à frente, é mostrado que as raposas também podem te guiar, além do vento e dos pássaros, mas, mais especificamente, as raposas te levam aos hidden shrines, santuários ocultos, que ficam espalhados pela ilha. Depois disso, você é sinalizado por um aviso na tela: Santuários Inari são necessários para ganhar um slot de charm menor.
Em Ghost of Tsushima se desbloqueia os santuários ocultos para equipar os charms, encantamentos, que dão atributos diferentes ao protagonista Jin, colocando-os nos slots, espaços vazios. Na gameplay de Ghost of Tsushima, foram mostrados alguns charms: o que recupera a vida fora do combate, o que cria nuvens de veneno e o que recupera 25% da vida, após lançar uma bomba de fumaça.
Vamos de Fast Travel:
Dá para ver também que, após visitar uma localização, é possível voltar até ela com um fast travel, viagem rápida. Isso é ótimo! Imagine só, precisar voltar um caminho inteiro em um mapa gigantesco, com o risco de não chegar, de primeira, onde você quer, porque, sei lá, havia um inimigo muito difícil no meio do caminho e ele acabou te matando.
Introdução ao Samurai:
Agora, somos apresentados a Nate Fox da Sucher Punck. Até o momento só tínhamos visto a exploração de Ghost of Tsushima, então, porque não falar do combate?
Use L1 + R1:
Há dois soldados mongóis decidindo quem faz o primeiro golpe contra Jin, mas o próprio Jin pode desafiá-los para os lethal standoffs, impasses mortais. É nesse modo que bordas pretas na tela do game aparecem, criando um efeito cinematográfico e, enquanto Jin espera o inimigo atacar, ele precisa ser mais rápido ainda para conseguir derrotá-lo, com um golpe mortal. Até onde entendi, você precisa apertar simultaneamente os botões L1 + R1 para realizar esse tipo de golpe, enquanto uma barra de bolinhas amarelas no canto inferior esquerdo da tela é consumida.
Dúvidas:
Mas, fica uma pergunta no ar, essa barra seria a quantidade de vezes que podemos executar esses golpes? Seria bom, porque ficaria sem graça se pudéssemos acabar com todos os inimigos do game apenas com um único golpe, não acha? Só esperando mais detalhes para saber!
Mais dúvidas:
A concentração da pessoa que joga no trailer é tão grande que ela acerta um inimigo distante com apenas uma flecha e ricocheteia a flechada de outro com sua katana, no timing correto. Na verdade, é possível dar parry nos inimigos até o último momento possível para abrir sua guarda e permitir que você os ataque. Basicamente, todos os mongóis são eliminados com apenas um golpe e, mais uma vez, fica a dúvida se esses movimentos são fáceis de acertar ou não, se deixarão a jogabilidade do jogo comprometida ou tão fluida, como se vê no trailer.
Combat Stances:
É possível também mudar as combat stances posições de combate de Jin, em Ghost of Tsushima, para infligir mais dano contra inimigos específicos, como no outro jogo Nioh, em que a mudança das posturas com as armas é um aspecto interessante de ver e que varia a forma do combate. No trailer de Ghost of Tsushima, é possível ver brevemente que há três combat stances distintas: a da Pedra, a da Água e uma terceira que não foi selecionada durante a gameplay.
Introdução ao Fantasma:
Mas, só falamos de Jin lutando como um samurai e há outro modo de combate que ele também pode executar nos mongóis. Então, vamos, lutar contra eles como um fantasma desonrado?
Vale truques sujos:
Agora, Nate Fox nos diz para usar qualquer truque sujo imaginado, para equilibrar as coisas, até mesmo usando o medo como uma arma. É possível jogar objetos, como pedras ou fogos de artifício que distraiam os inimigos nos pontos desejados pelo jogador para depois eliminá-los, sorrateiramente.
Violência Pura:
As cenas a seguir, contém muita violência, Jin assassina um mongol atrás do outro com apenas um golpe, num ritmo frenético. Ele conta com uma série de equipamentos, como bombas de gás, que são úteis para invasões ou ataques furtivos, e kunais, que são ótimas para matar rapidamente seus inimigos, se você for notado por eles.
Usando o medo ao seu favor:
Então, chega numa parte que você usa de tanta violência, mas de tanta violência que um dos mongóis do acampamento em que você ataca, sente medo de seus atos e meio que desiste de enfrentá-lo, ele simplesmente joga a arma no chão e recua assustado, te deixando a escolha, se você vai poupar a sua vida ou não. Assim, os mongóis aprendem a temer o Fantasma e você pode usar isso ao seu favor.
Grappling Hook:
É mostrado que Jin pode usar o seu grappling hook, gancho, para escalar e se balançar em certos locais. No exemplo mostrado no trailer, ele usa uma das estruturas de um navio mongol para se sustentar e entrar rapidamente nele. Isso é muito prático e economiza muito tempo de gameplay, se o jogador tentar explorar mais a fundo um cenário. Mas, isso me leva à pergunta: Até onde podemos usar essa habilidade?
Ah, se não me falha a memória, havia uma habilidade parecida com essa de grappling hook, no jogo Sekiro: Shadows Die Twice, no qual era possível usar como se fosse um gancho preso ao braço de Wolf para alcançar lugares mais remotos, entre outras praticidades.
Introdução à Customização:
Nate Fox nos diz que que enquanto lutamos como samurais, ou nos esgueiramos por aí como fantasmas, dá para ver que Jin usa vários tipos diferentes de armaduras. Ele explica que isso ocorre, porque cada tipo de armadura em Ghost Of Tsushima dá ao jogador diferentes vantagens nas mecânicas do jogo. Fox fala que essas armaduras não têm só aparência, mas elas te ajudam a acentuar o estilo de jogo escolhido por você. Ele ainda nos diz que, conforme você explora o mundo, você descobre omamori charms e esse tipo de charm te dá vantagens nas batalhas.
Samurai ou Fantasma?
Nate Fox afirma que à medida que sua lenda cresce, você desenvolve técnicas totalmente novas que transformam Jin de um samurai para o fantasma, mas é preciso que você escolha quais dessas técnicas quer desenvolver e crescer com o tempo.
Folhas para Tintura:
Fox explica que vale a pena observar as folhas para tintura espalhadas no cenário, porque se você encontrar o suficiente delas, é possível alterar a cor de suas armaduras. Ele diz também que, além de poder escolher como o seu personagem evoluiu, é possível ajustar a aparência dele. Assim, são mostradas várias formas de Jin se vestir nesse trailer de 18 minutos de Ghost Tsushima.
Photo Mode
Nate Fox brinca conosco dizendo que esse não seria um jogo da Sucker Punch se ele não tivesse o famoso Photo Mode, Modo Foto. Segundo ele, no photo mode de Ghost Of Tsushima, encontramos recursos como gradação de cores e profundidade de campo para que os jogadores possam focar nos objetos desejados, assim como, encontramos um monte de outros recursos no photo mode que destacam realmente o movimento, algo bem legal no game.
Ainda nesse modo fotográfico, você pode controlar a direção e velocidade do vento, mudar as partículas para diferentes tipos de folhas e vaga-lumes e até escolher uma faixa da trilha sonora do game, na hora que está tirando a foto para outra que caiba melhor nesse momento.
Dublagem em Japonês:
A opção de jogar Ghost of Tsushima, com o áudio em Japonês e a legenda, na língua que você fala, é uma escolha muito bem feita pela Sucker Punch de preservar a língua original de onde a história do jogo se passa e a parte mais interessante disso é que antes mesmo da primeira cena acontecer, é possível ativar essa opção.
Cinema Samurai:
Por fim, Nate Fox fala da paixão do seu estúdio, Sucker Punch, pelo cinema samurai e por isso o estúdio queria criar uma forma do seu público se sentir como se estivesse jogando os seus filmes de samurai favoritos. Então, o estúdio criou um modo de filme granulado, em preto e branco e você poderá ativá-lo, desde o início do jogo.
Comentários
Postar um comentário