Mario Bros. & Shigeru Miyamoto: História & Curiosidades






Olá, galera. Tudo bem?

Baseado em tantos anos de história do Mario Bros., um dos mascotes e personagens de maior destaque da Nintendo, senão o maior ícone da cultura gamer japonesa e talvez do mundo, além do seu lendário criador, Shigeru Miyamoto, eu lhe apresento essa matéria que contará a história e as maiores curiosidades de Mario Bros. e de Shigeru Miyamoto! Está pronto? 

Então, sem mais delongas, vamos lá! 



Mario Bros. (マリオブラザーズ Mario Burazāzu, em japonês), o mascote mais popular da Nintendo, conta com quase 35 anos de história, sendo que ele já estrelou em dezenas de games, entre eles, os da série principal, Super Mario Bros., e também os spin-offs, como Mario Kart, Super Smash Bros. ou até mesmo Mario Tennis. Mario Bros. não estreou, de primeira, no mundo dos games em um título próprio. Ao invés disso, o herói foi criado pelo mestre Shigeru Miyamoto para ser o principal inimigo de Donkey Kong, num fliperama de mesmíssimo nome. Mario, chamado na época de “Jumpman”, tinha a missão de resgatar a princesa das garras de Donkey Kong. 

Esse game em si era bem simples e funcionava como um título único de plataforma. Nele, era preciso subir as diversas vigas e evitar os obstáculos para, por fim, derrotar Donkey Kong e salvar a princesa. É claro que o seu sucesso veio rapidamente, o que ajudou a Nintendo criar a sua série principal de games com o personagem Mario. 


Mas, indo mais a fundo, antes mesmo do primeiro Mario Bros., o personagem estrelou  em outro game que, por sinal, não levava o seu nome, ele se chamava de Wrecking Crew e foi lançado para o Nintendinho. O nome fazia jus ao trabalho do personagem no game, que era destruir locais e chegar até um objetivo. Dessa forma, o jogador podia controlar os irmãos bigodudos, Mario ou Luigi, dependendo de quem escolhesse qual seria o primeiro ou o segundo para demolir tudo. 

Em Wrecking Crew o próprio Mario está com um visual um pouco diferente do que se vê de costume, apesar de ele manter a sua roupa vermelha, bigode e seu boné da mesma cor da roupa. Nesse game, o herói também usa um martelo destruidor para limpar o que está no seu caminho. Mas, vale a pena lembrar um pouco da história de vida de Miyamoto, até que ele se tornasse quem é atualmente, a sua grande influência no mercado de games e dentro da Nintendo. 


Shigeru Miyamoto nasceu em 16 de novembro de 1952 em Quioto, no Japão, e é um produtor e game designer da  Nintendo, além de ser famoso por ter criado as franquias mais aclamadas da história dos games, com Mario, The Legend of Zelda, Donkey Kong, Star Fox e F-Zero. Ele se formou em design industrial pela Kanazawa Municipal College of Industrial Arts, e chegou a considerar ter uma carreira profissional como ilustrador de mangás. 

Mas, acabou mudando de opinião, se focando em desenvolver games mesmo, com o Space Invaders que foi lançado em 1978. Miyamoto entrou na Nintendo em 1977, quando ela ainda era uma pequena empresa focada em jogos de cartas, sendo que a Nintendo foi fundada em 1889, como uma pequena divisão de brinquedos. 

Na verdade, o seu primeiro papel na Nintendo foi de aprendiz e Miyamoto se tornou o primeiro designer dessa empresa. Seu primeiro grande projeto foi Donkey Kong, inspirado no desenho do Popeye, a Bela e a Fera e King Kong. O seu primeiro game foi um tremendo sucesso, resultando nas sequências, como Donkey Kong Jr. (1982) e Donkey Kong 3 (1983). 

O seu próximo game de sucesso foi Mario, que já contava com seu irmão Luigi. Tanto Super Mario Bros. quanto The Legend of Zelda foram lançados para o Famicon (Family Computer), sendo que até hoje eles são os dois maiores sucessos da história dos videogames. Miyamoto continuou trabalhando na Nintendo tanto nas sequências de sucesso quanto nos consoles seguintes, como o Nintendo 64, Wii e o mais recente Switch. 

Atualmente, Shigeru Miyamoto possui uma fortuna considerável, devido ao grande patrimônio de entretenimento que ele mesmo criou e está estimada em cerca de US$ 40 milhões. Enfim, Mario marcou a infância de milhares de crianças que já jogaram os seus games nas diferentes plataformas da Nintendo, como o Nintendinho, Super Nintendo e o Nintendo 64. Ele já apareceu em mais de 200 jogos, inspirou um filme em live action, que não fez tanto sucesso, mas que leva a conquista de ter sido um dos primeiros filmes baseados em um personagem de videogame. 


No manual oficial da Nintendo, de 1993, a seção biográfica de Mario explica que o encanador bigodudo nasceu no Brooklyn, cresceu com o sonho de consertar coisas e tinha os cogumelos como sua comida favorita. Além disso, é possível ver também que Mario tem gostos musicais bem ecléticos: ouve desde ópera até new-wave, high-techno a Europop. Apesar de ser considerado um humano comum, esse mesmo manual explica que a sua real espécie é o “homo nintendonus”. 

Mario foi primeiramente projetado pela Nintendo para ser um piloto de foguete e portador de armas pesadas, como um rifle, por exemplo. No início, o seu game teria fases de tiro, algumas a pé e outras com o futuro encanador dirigindo um foguete ou uma nuvem. 

Outras ideias conceituais de Mario também não vingaram, como o seu nome inicial Jumpman, nome esse que já foi mencionado anteriormente, significando em tradução livre “o homem que pula”, e o seu trabalho como carpinteiro. Além de sua profissão de encanador, Mario também foi médico, no game Dr. Mario (1990), artista, no Mario Paint (1992), chefe de cozinha, no Yoshi’s Cookie (1992) e arqueólogo, no Mario’s Picross (1995), uma versão do personagem nintendista menos conhecida, dentro de sua lista inesgotável de games. 

Tão igual quanto o nome de  grandes celebridades, como, Madonna, por exemplo, Mario só tem esse mesmo nome, Mario, que o define como personagem, assim como o nome de seu irmão Luigi, que é simplesmente Luigi. Essa explicação foi dada pelo seu lendário criador, Shigeru Miyamoto, durante uma entrevista, em 2012. 

O mais interessante, embora também infeliz, de tudo é que, ainda de acordo com o guia de instruções de Super Mario Bros., aqueles tijolos que adoramos pular em cima, no primeiro game solo do Mario, são, na verdade, os habitantes do Reino dos Cogumelos que foram transformados pelos Koopas, os inimigos que invadiram o reino onde Mario vive. 


Por outro lado, Miyamoto queria que Mario pudesse andar em um dinossauro desde a produção do primeiro jogo. A ideia só tomou forma seis anos depois, quando a tecnologia de software e hardware tornou seu desejo realmente possível. Assim, Yoshi teve a sua primeira aparição em Super Mario World, de 1990. 

Super Mario Bros. 2 (1988) foi muito à frente de seu tempo com Birdo, ao descrevê-lo no manual como “um cara que pensa ser uma garota”, o que acaba tornando-o um dos primeiros personagens transgênero no universo do jogos.

 

Enfim, como Mario é um grande ícone dos games, é lógico que ele passou a fazer parte da cultura japonesa. Como prova disso, no anúncio dos jogos olímpicos de 2020, em Tóquio, o primeiro-ministro do Japão fez uma aparição na abertura das Olimpíadas do Rio, só que vestido de Mario. 

Após tantos anos de sucesso, quase 35 anos, Mario Bros. nos deixa um legado admirável da Nintendo e principalmente do desempenho exemplar de seu criador, Shigeru Miyamoto, que nos trouxe por tantos anos a sua imaginação e criatividade, expressa em forma de games. Isso deve nos mostrar que quando temos um sonho, por mais difícil e desafiador que ele seja, é preciso conquistá-lo e ver até onde ele pode nos levar. 

Quer dizer, logo ele, Shigeru Miyamoto, que entrou como um aprendiz na Nintendo, não tinha a noção de que iria se tornar um dos nomes mais influentes para a indústria de videogames de todos os tempos. 

E aí, galera, olha só que lição podemos tirar de tudo isso? Nunca desista de seus sonhos e corra atrás do que você quer, se só você sabe exatamente o que ama fazer e aonde quer chegar. 

E, para finalizar a homenagem ao icônico Shigeru Miyamoto, Mario, Nintendo e até onde um simples sonho pode nos levar, cito o trecho de um texto de Roberto Shinyashiki, um médico, palestrante, empresário e psiquiatra brasileiro, a seguir. 

“Para realizar nossas metas precisamos vencer vários tipos de obstáculos que a vida nos impõe. Barreiras como falta de dinheiro, falta de tempo, excesso de estresse, entre outras dificuldades que põem à prova a nossa força de vontade e nos fazem dar ainda mais valor às nossas conquistas. 

Dificilmente algo que não demandou suor e empenho gerará prazer igual à conquista de algo que nos deixou diversas noites sem dormir. Portanto, busque ver nas barreiras impostas pela vida algo que lhe fortalecerá e transformará a realização de seus sonhos em algo ainda mais especial. Olhar para trás e enxergar uma trajetória aberta em meio às dificuldades faz da sua conquista algo admirável e prazeroso.”  





Comentários